Testemunhos

 

Carlos Sezões
Alumnus de Gestão de EmpresasOs Alumni são os grandes embaixadores de qualquer grande universidade. Quando mobilizados, podem potenciar o desenvolvimento de uma verdadeira rede interactiva, incentivadora de relações de convivência e solidariedade profissional entre antigos e actuais alunos; podem partilhar experiências e know-how relevante; e, claro, cooperar com a sua Universidade, em particular com os alunos e docentes, na busca da excelência no ensino superior e de uma melhor interligação meio académico – mercado de trabalho.
João Marcelo
Alumnus
Reencontrar colegas, muitos deles com quem já tinha perdido o contacto, foi, para mim, aquilo que me fez deslocar a Évora no I Encontro Alumni.Algo, que já tínhamos ensaiado quando comemorámos os 25 anos da entrada na Universidade, num encontro que reuniu os alunos de Engenharía Agrícola, Zootécnica e Arquitectura Paisagista de 1981 a 1986,  num encontro organizado por nós.Nesse primeiro ano da Universidade, com turmas que tinham elementos destes três cursos, criaram-se relações que ainda hoje perduram. Tanto a nível pessoal, como a nível profissional.O orgulho de termos frequentado esta Universidade é patente, tal como foi ver o crescimento desta instituição, hoje com inúmeros cursos, alunos, instalações, Saber.Uma Universidade faz-se de Conhecimento, mas também de pessoas que espalhem esse saber adquirido na sua vida. Acumulando Experiências.Devido à dispersão geográfica, muitos de nós perderam o contacto com esta escola, pelo que será necessário chamá-los de novo. Eles virão.
Sérgio Fontes
Alumnus de Matemática AplicadaMuito mudou no Ensino Universitário desde 1995, do relacionamento às formas de interação entre os alunos e a instituição. Os desafios que se colocam às instituições universitárias e o “mercado” em que atuam exigem muito mais e nesse sentido, o Programa Alumni pode ter um papel determinante eliminando barreiras que embora invisíveis estão bem presentes. Se na década de 90 tínhamos pouca informação hoje o desafio é saber sobreviver no meio de tanta informação. Envolver os antigos alunos através de iniciativas em que os mesmos possam partilhar, com os atuais alunos da U.E., o seu percurso, o falhanço e o sucesso na sua experiência profissional ou ambiente académico poderá ser determinante na formação dos novos alunos não só com profissionais mas como indivíduos. Considero determinante que para se afirmar de forma diferenciada a U.E. deverá potenciar o relacionamento entre os antigos e os atuais alunos não apenas em encontros anuais, que considero importantes mas também, em iniciativas durante o período de aulas onde, de forma informal, possam interagir trocando experiências e opiniões.
Teresa Sousa Tavares
Alumna de Biologia e Geologia, via ensino (89/94); mestrado em Ciências da Educação (96/99); Doutoramento em Ciências da Educação (09/14)Tendo os momentos que vivi na Universidade, sido dos melhores da minha vida, assim que soube que, no dia 3 de Março de 2018, iria ter lugar o I Encontro Alumni UÉvora, comecei logo a divulgar junto dos(as) “BiGecas 89/94” (Alumni de Biologia e Geologia, de 89/94), afim de juntar o maior número possível de colegas. Rapidamente contagiei, com o meu  entusiasmo, os colegas mais próximos.Quando, no dia 3 de março, entrámos na nossa UÉvora, rapidamente regredimos no tempo quase trinta anos e voltámos aos nossos inesquecíveis tempos de estudantes. Recordámos e revivemos os melhores momentos das nossas vidas, reencontrámos colegas do nosso e de outros cursos, voltámos aos claustros e aos corredores da nossa UÉ, cantámos, dançámos e chorámos de emoção ao som das Tunas, brindámos aos tempos vividos… Se o tempo não volta para trás, pelo menos, podemos revivê-lo nestes encontros anuais, onde podemos reencontrar amigos que fizemos para a vida e onde obtivemos formação para a nossa vida profissional e pessoal.Aguardo com ansiedade o II Encontro Alumni UÉvora!!“A Universidade de Évora,A casa que nos juntouÉ a mais linda, mais bela,Que Deus ao mundo deitou!”
Maria de Jesus Costa Sousa,

alumna Sociologia 91/96

“As expectativas estão em alta para este ll encontro! O l foi extraordinário, por ser o primeiro, pelo modo como nos “ofereceram” a nossa Universidade… todos os espaços, os corredores, a Mitra..  foi uma conjugação perfeita de luz, cheiros, sabores e sons, recheada de emoções fortes, de beijos e abraços de saudades e acima de modernidade permitindo-nos perceber que também o futuro é UE e nós fazemos parte dele.”

PS: Na fotografia Sociologia e Matemática Aplicada (91/96)

Ana Filipa Ferreira, alumna 

Foi com grande entusiasmo que confirmei a minha presença no II Encontro Alumni da Universidade de Évora. Estive no primeiro encontro e foi mais um dia que passei na nossa UE que vou recordar com muito carinho!

Na UE obtive as ferramentas para desenvolver a minha vida profissional, mas, acima de tudo, foi onde aprendi o verdadeiro valor da amizade e da fraternidade, a respeitar as diferentes opiniões e a lutar pelas minhas convicções. Por isso quero sempre voltar à UE onde é garantido um reencontro com o melhor que a vida tem, os amigos, as recordações, a alegria, a Saudade!

Mauro de Jesus Sousa

Alumnus

Foi bastante gratificante a participação no I Encontro Alumni de tal forma que pretendo repetir este ano.

Adorei rever antigos colegas de Universidade e participar nas atividades propostas que foram bem animadas (em especial o espaço de dança no colégio Espirito Santo no final do dia).

Ana Garcia

Ter estado no Encontro em 2018, foi como viajar no tempo a uma das fases mais gratificantes da vida, a académica. Os ensinamentos, as experiências, as amizades para a Vida, tiveram na  reunião de Março de 2018 uma belíssima celebração. Fui arrebatada por uma nostalgia boa e voltei a ver espaços, pessoas e a mim própria com os olhos de há mais de 20 anos atrás. Ter celebrado tudo isto, dançando nos Clautros da Universidade foi um momento único e digno de registo! Certa que toda essa energia se repetirá, é com muito gosto que voltarei a marcar presença no Evento deste ano. Obrigada!

Gabriela Lopes
Engenharia Zootécnica
1986-1991

Quando me pediram umas palavras sobre as minhas expectativas perante I Encontro Alumni, escrevi: “Reencontrar rostos e corações, reviver os excelentes momentos vividos, voltar a contar as loucuras, as aventuras e desventuras vividas juntos, voltar a rir, e possivelmente chorar, com quem partilhou alguns dos anos mais felizes da nossa vida, é uma ocasião que não podia perder.”.

Se assim escrevi antes, depois desse I Encontro posso afirmar que foi muito mais do que esperava. Não é fácil descrever como fomos bem recebidos, como tudo foi pensado para nos sentirmos felizes no regresso a casa, como os atuais alunos estiveram ali para nós. O facto de quase toda a componente social ter decorrido na própria Universidade foi incrível. Aqueles corredores, tantas vezes palmilhados, estavam encantadores… o jantar à média luz, a animação (o mágico era maravilhoso, fazia magia a sério), o poder dançar e conviver naquele espaço, tornou o I Encontro ainda mais emotivo.

Sim, é verdade que esperava encontrar mais colegas, especialmente alguns dos que me eram mais próximos; sim, é verdade que não foi agradável verificar a ausência quase total dos docentes, que obviamente também fazem parte da “nossa casa”, mas no global foi magnífico. Um convívio saudável entre gerações, colegas que se reencontraram passados mais de trinta anos, colegas que se conheceram na casa comum, dançou-se, riu-se, recordou-se um passado que todos sentem com emoção… foi único! Ou melhor, felizmente não foi único porque o II Encontro está a chegar e garantidamente o número de participantes será ainda mais elevado.

Obrigada e até dia 25 de maio!

Paula Rosado Maria

Português-Francês (1989)

É com muito gosto que regresso à Universidade de Évora para mais um encontro com aqueles que por aqui passaram, revendo Amigos e Colegas dos diferentes cursos.
Esta instituição é uma referência para todos nós.
Sou do ano 1989, curso de Português-Francês (ensino de). Sou professora há 25 anos e a Universidade de Évora abriu-me o caminho para uma vida profissional muito rica em experiências quer humanas, quer académicas.
Fui membro do CORUE e recordo com saudade todos os momentos que a vida académica me proporcionou. A passagem pela universidade de Évora permitiu-me conhecer pessoas que hoje são uma referência para mim, pela amizade e pelo seu percurso académico e profissional.
Recomendo a todos a estarem presentes, sozinhos ou acompanhados, pois nesta casa de tão magnas memórias ninguém se vai sentir só.
Muito grata à Universidade de Évora, sempre!!!
Até dia 25 de maio!!!

Regina Menino

Estes encontros são uma forma de dinamizar o contacto entre antigos alunos que seguiram os seus rumos e que aproveitam estas oportunidades para se reverem, recordar velhos tempos e reatar amizades.

Luis Miguel Prates

“Somos (também) o que sentimos
Entre 1991 e 1996, nesta nossa casa, mastiguei os dias, ávido do amanhã e, hoje, vinte e alguns anos depois, temo a rapidez do calendário e a urgência do tempo….
Não sei por que razão, se por ventos mornos que me sopram memórias, se pela rapidez com que o futuro se torna o presente, sinto a saudade dos passos e das vozes, dos corredores, das pessoas, dos dias foragidos e das (in)certezas imberbes.
Hoje, alimento-me da luz de outros dias e ouço já outras gargalhadas, sigo outros relógios (biométrico), conheço outros nomes e acedo a sorrisos que me chamam pai…
Construí-me!
Inevitavelmente, hoje, sou mais.
Mas não cresci sozinho.
Construí-me também na UE.
O meu futuro (profissional e pessoal) traçou-se nesta casa.
O que sou, o que somos, é bússola de um caminho que foi comum.
Sou o que sinto!
Sinto-me grato.
E sinto saudade! (também)
Obrigado.