Testemunhos

 

 

 

Miguel Cachão
Antigo Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (2005)Os tempos vividos nas Universidades são sempre recordados com nostalgia, saudosismo e simpatia. São tempos onde se criam amizades fortes e relações que perduram. São tempos onde muitos experienciam o distanciamento da família, o desafio de tomar decisões e a necessidade de assumir responsabilidade. São todos estes tempos vividos na Universidade de Évora que são melhor representados pelos alumni. São os alumni que melhorem defendem a Universidade e que melhor exprimem o seu carácter distintivo e competente.
José Carlos Barros
Alumnus Arquitetura Paisagista
Sobre os RegressosFui para Évora e para o curso de Arquitectura Paisagista por causa de um livro e de uma visão do mundo: o livro era a Aparição, do Vergílio Ferreira; a visão do mundo era a do Professor Ribeiro Telles.Por causa do livro, sei que há um instante de aparição e alarme que é já a eternidade toda e que esse instante continuará a vibrar em nós como a evidência de uma impossibilidade: a dos regressos.Com o Professor Ribeiro Telles, por sua vez, compreendi que a Paisagem é o resultado de uma relação profunda entre natureza e cultura – e que, portanto, não há distinção entre aquilo que somos e o território que temos.
 

Carlos ZORRINHO in the European Parliament in Brussels
Carlos Zorrinho
Alumnus de Gestão de EmpresasO primeiro encontro alumni anual da Universidade de Évora constitui uma excelente oportunidade para reforçar a pertença a uma comunidade universitária com história e com identidade e valorizar num mundo cada vez mais determinado por múltiplas redes e relações, tudo o que aprendemos a conhecer numa universidade com passado, presente e futuro, que marca para a vida todos os que tiveram um dia o privilégio de a frequentar.
Hugo Quintino
Alumnus de Matemática e Ciências da Computação (2002/06)O I Encontro Alumni será um marco relevante na dinamização desde importantíssimo projeto. Além da excelência na formação que me proporcionou, a UE permitiu-me, em particular, vivenciar um conjunto de experiências única e determinantes para a minha evolução profissional e pessoal. É pelo reviver de toda essa partilha que aguardo ansiosamente por este I Encontro.
 
Henrique Sim-Sim 
Alumnus de Engenharia Zootécnica (1992-97)
Curso de Mestrado em Relações Internacionais (2011-12)Henrique Sim-Sim estará presente no I Encontro Alumni da Universidade de Évora. “Estudar na Universidade de Évora foi uma experiência marcante na minha vida: o ambiente académico muito forte, de tradição e de muita união e amizade entre os estudantes (de vários anos ou cursos), foi muito importante no que diz respeito à integração e à construção de fortes relações de amizade.”
Teresa Tavares
Alumna de Biologia e Geologia, via ensino de 89/94
Mestrado e Doutoramento em Ciências da EducaçãoOs melhores tempos da minha vida, onde fiz amigos para a vida e onde estudei para a profissão que abraço, com todo o amor, há 24 anos. A minha turma autodenominou-se de BiGecas e onde quer que íamos, fazíamos música: “A Universidade de Évora,
A casa que nos juntou
É a mais linda, mais bela,
Que Deus ao mundo deitou!”
 
João Correia
Antigo Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (2004)A Universidade de Évora fez de mim Biólogo, orgulhoso do experienciado e conseguido na minha a vivencia universitária. O lema “Honesto Estudo com Longa Experiencia Misturado” ficou bem vincado na minha forma de ser, que ainda hoje se repercute profissionalmente e na cidadania (julgo) consciente que pratico. A identidade das Instituições vai para além do seu mote ou branding; os seus “produtos”, na forma de Alumni e alunos “no activo”,  imprimem a distinção da Universidade.  As amizades e os laços nascidos nestes anos de crescimento e vivência intensa perduram até hoje, mesmo que longe no espaço e tempo.. É com alegria que vejo esta iniciativa. Ver-nos-emos dia 3!
  Fernanda Correia
Alumna de Engenharia Zootécnica (1987-1992)Caros colegas, EU VOU! Desafio-vos a estarem presentes, foi sem dúvida os melhores anos das nossas vidas aqueles que style=”text-align:center;”passámos na UE enquanto estudantes. É isto que acredito que vamos recordar no I Encontro Alumni da nossa muy ilustre Universidade. No dia 3 de Março recordaremos esses dias, atualizaremos o presente e estabeleceremos contatos para o futuro.
  António Costa da Silva
Economia (1987 – 92)
Pós graduação em Administração Publica e Desenvolvimento Regional (1993 – 94)Universidade de Évora continua a ser a Minha Casa.A realização do primeiro encontro alumni anual da Universidade de Évora com o tema “reviver o passado, construir o futuro” no dia 3 de março de 2018 já é, sem dúvida alguma, uma excelente iniciativa. Irá certamente proporcionar um excelente momento de reencontro de ex alunos da Universidade de Évora com a instituição que os formou. Este encontro irá recuperar velhas estórias, emoções e vivências que há muito se encontravam desencontradas. Outro aspeto relevante da iniciativa será o proporcionar de uma ampla troca de experiências e contactos entre “velhos aliados”.A Universidade receberá em troca um conjunto de “embaixadores” que se encontra espalhado por toda a parte. Ajudará, também, a demonstrar que a Universidade de Évora é uma grande instituição nacional e internacional, e que a todos enche de orgulho.
  Paulo Figueira
Alumnus de licenciatura em História
Antigo Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (2012/13) Bem vindos aos melhores anos da vossa vida. Foi assim que enquanto presidente da AAUE recebi sempre os novos estudantes. As histórias e amizades que se criam na Universidade são para a vida e é importante nunca perder a ligação com os seus alumni, pois não existem melhores embaixadores de uma Universidade. Uma boa conexão com os alumni traz muitos benefícios aos mesmos e às instituições. Nesse sentido é com satisfação que constato que a nossa Universidade acarinha os seus alumni, como atesta este I encontro, o qual espero, seja apenas o primeiro de muitos.
  José Calixto
Alumnus da Universidade de ÉvoraA passagem pela Universidade de Évora entre 1983 e 1988 foi absolutamente marcante para o resto do meu percurso profissional. Foi uma época de forte investimento no estudo e na valorização pessoal que fez toda a diferença aquando da integração num competitivo e exigente mercado profissional.
Juntar novamente os Alumnus da UÉ será um momento único; um momento valorizador da nossa Academia.
Afinal, ela sempre nos soube motivar a lutar por objetivos ambiciosos e a ter muito orgulho no melhor lugar do mundo para viver… o Alentejo!
  Maria Gabriela Salgado Peneda Isidoro Lopes
Curso de Engenharia Zootécnica
1986/91Évora passou a ser a minha cidade, a nossa cidade.
Chegámos algo perdidos, quase crianças e lá descobrimos muito da vida… com mais ou menos asneiras, todos vivemos a cidade de forma intensa e as (boas) memórias e amizades, ficam para toda a vida.
Uma reunião de todos os alunos da nossa Universidade, é uma oportunidade única para voltar a ser feliz na Muy Nobre e Fiel cidade. Reencontrar rostos e corações, reviver os excelentes momentos vividos, recordar aventuras e desventuras, voltar a rir, e possivelmente chorar, com aqueles com quem partilhámos alguns dos anos mais felizes da vida, é uma ocasião que não podia perder.